terça-feira, 18 de janeiro de 2011

BrainStorm(Prata Vetra) , sim existe Rock na Latvía.


Encontrei o BrainStorm (Prata Vetra), por acaso, fuçando bandas eurpoeias no google, e antes desse post começar, essa banda sob a qual vamos conversar, vale lembrar: essa banda  não tem nada a ver com a banda de metal Brainstorm, que é alemã, Esses são da distante, e para mim esquecida lá nas aulas de geográfia, Latvia. Mas os caras tem história, e um som incompravel !


O BrainStorm, também obteve popularidade, através nosso ja conhecido festival, o Eurovision (ver post anterior), só que eles participaram no ano 2000,  e ficaram em terceiro lugar, mas para chegar la, tiveram que ralar, e ralaram muito, 11 longos anos !


 Então por isso que nossa história começa, em 1989, os recém saidos do colégio: Renārs Kaupers, Jānis Jubalts, Gundars Mauševics , Kaspars RogaMāris Mihelson . Resolveram formar uma banda, com um som mais experimental, para ver no que dava.


Deu que eles ralaram muito até que em 1992, lançaram o primeiro single "Jo tu nāc" (Because You Come) que vendeu pouquinho, o que não fez os repazes desanimrem e foram lançando, sussessivos singles de forma independente, até o ano de 1995, ali que as coisas, iriam realmente começar a mudar.


Em 1995, o BrainStorme lançou o single Airplane, que se tornou um sucesso, pois foi a primeira musica da banda a tocar numa rádio mais "mainstream" o nome da radio era "Super Radio FM", fazendo assim crescer a popularidade, na Latvia, e fazendo os rapazes a fazerem suas primeiras apresentações na Alemanha e Reino Unido.


E os anos passaram, o Brainstorm, continou investindo no mainstream europeu. Com um contrato já firmado com o selo  Microphone Records, passaram a gravar  versões de suas musicas em Latvio,e Inglês, mas nunca deixando de lado o expereimentalismo, o que se tornou marca registrada  da banda.


Em 1999 a banda tem seu primeiro grande "boom" de popularidade, antes eles eram conhecidos, era tudo na base do " ah eu ja ouvi isso alguma vez, um dia ". Mas agora a coisa era séria, com vários singles do album "Jo tu nāc" (Because You Come), chegando as paradas da Lativa em primeiro lugar. O que levou a ser chamada para representar seu pais, no já famoso Eurovision ( pelo menos aqui no Boas Novas é a segunda banda que eu conheço que participou do festival ) . Interpretando a musica "My Star", o brainstorm fica em terceiro lugar, fazendo sua popularidade subir, cada vez no balcans.


No mesmo ano 2000, ele lançam um Best Of, para comemorar os 10 anos de estrada, junto com os fãs, com sons em Latvio e em ingles, dando uma geral na carreira do grupo até então.


Com a chegada da década de 2000 a primeira do século 21, o Brainstorm continou lançando albuns bem sucedidos, fazendo shows nos paises balticos, sem perder de vista o experimentalismo e a criatividade, a cada album era uma novidade, um dos grandes sons dessa época é "Maybe" com bela melodia letra impecável e com um performance do vocalista que é memoravel.


Em 2004, o bixista da banda sofre um acidente automotivo mas os integrantes que ficaram resolveram continuar a trajetória do Branistorm porque a segunda metade da  década seria incrivel para eles.


Com a chegada de 2005 o BranisStom fez um dos maiores shows da historia da Latvia, levando 40 mil  pessoas para ve-los, nada parecido com isso aconteceu anteriormente lá por aqueles lados, e até hoje também.


Começa 2010  e o Brainstorm está com todo o gás e resolve quebrar as barreiras e lança um dos seus maiores sucessos, o album "Thunder Without Rain" com . o seu primeiro single Četri krastiFour Shores. leva esse trabalho a ser o album mais popular da Europa segundo a MTV e a VH1 Europe. Logo em seguinda a banda é premiada como a melhor banda da Região dos Balcans. Mas logo em seguida veio o hiato. Por que todo mundo precisa dar um tempo.


Mas não demorou muito não, o Brainstorm logo voltaria em 2008 lançou um  album completamente em Latvio, Tur kaut kam ir jābūt . Em 2009 veio o Шаг (Step) , já com algumas faixas em ingles e já dando sinais que eles estavam dispostos a quebrar barreiras de novo.


Pois  ano passado eles lançaram o belessimo Years & Seconds, com todas as faixas em inglês, cheio de alternativas cria um ambiente divertido ao mesmo tempo, com muita diversidade, e competencia, unindo instrumentos padrões como guitarras baterias baixo, com flautas e acordeons . É um ótimo album de rock alternativo. Esse álbum começa com a calma quase um blues, "A moment To Share", dá uma acelerada com "They Know How To do It Well", (lembra um pouco The Darkness na meneira de cantar ), passa pela bela e bem arranjada "Years & Seconds", e chega acha o seu tom, na minha opinião melhor musica do album "Count My Fingers", que tem um acordeôn dando todo um clima especial a musica. Mas destacam-se também "White" e a faixa que fecha o disco, "Simple Things That Matter". Mas são 13 faixas que com muita sutileza te transporta para um mundo paralelo. E de lá você não quer mais sair.


O BrainStorm são meio primos do Vanilla Ninja(ver post anterior) , mas com histórias bem diferentes, com mais 20 anos de carreira alguém duvida, que esse novo trabalho dos caras não seja mais um sucesso de publico e critica? O BN  não duvida.


Portanto o Boas Novas Recomenda : Brainstorm "Years & Second" (2010)


Quer Mais?


Site Oficial do Brainstorm (Prata Vetra)
(Site em lativo, ta complicado né,  a gente simplifica)


Last Fm. 
(canal da banda na Last Fm, já melhora !)




 Destaques:






Video de Maybe. A mais conhecida da banda.









O Brainstorm Cantando em Latvio. (é diferente)







 A maravilhosa "Count My Fingers", do album mais recente da banda  "Years and Seconds"



Discografia: 





Fonte: 


Wilkpedia.


Por 


Leandro Alsaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário