quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lumsk: Metal Folclórico em Noruegues.

Ae galera, hoje vamos dar uma pausa nos lançamentos mais "Measntream" e vamos falar de mais uma banda européia muito boa. Seguindo uma série, que se iniciou no começo desse ano, vamos mostrar mais uma banda eu conheci muito por acaso, na comunidade da Luka ( Ex- ou atual 89) em um tópico criado por um dos caras que seguia o Vamos falar de Música, acabei vendo um video, e achei simplesmente sensacional. Senhoras e Senhores, conheça o poder do Lumsk.


O Lumsk,  é da Noruega formada em 2001, lançou um EP entitulado "EP" chamou a atenção  de uma gravadora a Spinfarm Records, que  achou que a banda tinha um diferencial: apostar na lingua mãe, e no folclore Noroegues.

A banda que se iniciou com: Espen Warankov Godø(Teclados), Eystein Garberg (Guitarras),Espen Hammer (contra-baixo), Ketil Sæther (Guitarra), Vidar Berg (Bateria), Annelise Ofstad Aar (Vocalista).Essa formação que deu inicio a história de uma das mais consagradas bandas de Metal da Noroegua, e der cara nova a tão ja desgastado cenário no velho continente, com seu primeiro album Åsmund Frægdegjevar (2003) já pela Tabu Records. Com faixas como: I Trollehender (nas mãos do Troll), Fagran fljotan folen e a sensacional "I lytinne två" com um violino leve, constraste, com guitarras, pesadas, dando um tom lirico e completamente pagão ao som, esse  primeiro album sem sombras de duvidas te remete as lendas nordicas, as grandes histórias sobre trolls, feitiços, e o mais impressionante, tudo cantando em noroeguês, o que dá com certeza um charme a mais a banda.

Três anos se passaram e lá veio  "Troll"(2005), o  trabalho que  mais repercutiu, pela Europa o Lmusk, nesse que  mergulha de vez na Mitologia Nordica, e faz um álbum completamente inspirado, nisso, firmando ainda mais sua identidade junto ao seu publico. Nas faixas desse CD  você percebe, maior maturidade nos vocais de Annelise Ofstad Aar, e conseguem juntar ainda mais, a suavidade da musica nórdica e seus instrumentos caracteristicos, fazendo de cada faixa, simplesmente um espetáculo. A impressão é que você em terras nódicas, e vendo tudo que está sendo contado. "Troll" traz consigo a faixa cujo a qual eu conheci a banda "Trolltind" o clipe dessa musica, é um dos mais bem fotografados que ja vi. E a musica começa levinha e vai crescendo, contando a história de uma princesa, que é capturado adivinha por quem ? Sim Trolls rs !  E começa todo desenrolar do drama da pobre jovem desaguarnecida. Também destaca-se Nokken ( Pescoço ), e Allvis ( Sábio). O que definitivamente chama atenção é a beleza que essa mistura proporciona, mais o vocal sempre bem postado, uma pena é não conseguir entender nada já que o Noroegues não é uma das linguas que temos tanta familiaridade assim certo?

Em 2007, foi o ano que saiu o terceiro album da banda "Det Vilde Kor" ( É Vilde Kor) que é inspriado totalmente nos poemas de um escritor local Knust Hamssum, e parte para uma musica mais progressiva e menos folclórica. Mas com melodias sensacionais, com uso intenso, de teclados e metais, é sem sombra de duvidas dos 3 albuns da banda o mais sereno. Talvez até triste em alguns momentos. Mas não pensem que é um trabalho vazio e completamente desestruturado. Pelo contrário, é um album conceito, com aporte de acordeons, violinos teclados e sem esquecer de que o Lumsk nunca deixou de cantar todas as Faixas em Noroeguês. Desse album destaca-se "Diset Kavelt" (Mistica Kavelt), A lindissima "Om Hundrede Aar er Alting glemt" ( Em cem anos tudo é esquecido) e tome tempo em cima disso não? rs. Mas é uma faixa muito bonita onde o vocais são divididos com o Guitarrista da banda  e o resultado final é simplesmente transcendente. E por fim "Høstnat" que começa levinha e também vai crescendo. E tem um arranjo digno das grandes bandas de Metal.

Também nesse mesmo ano de 2007 a uma troca entre os integrantes da banda o guitarrista Ketil Sæther, e a vocalista Annelise Ofstad Aar casados, tiveram que sair para o nascimento do primogenito, e logo prontamente foram substituidos por  Håkan Lundqvist(Guitarra)  e Jenny Gustafsson (Vocais) . Mas em 2009 Annelise Ofstad Aar, foi reintegrada a banda.


Até agora o Lumsk, está sem lançar nada, desde aquele ano de 2007, mas sua discografia e o encanto que proporcionam, quando ouvimos o seu som, faz essa banda uma Boa Nova. E claro assim que soubermos de um novo trabalho, avisaremos por aqui.


Destaques:

Do album "Det Vilde Kor" um trabalho bem mais progressivo com "Om Hundrede Aar er Alting glemt" ("Em cem anos tudo é esquecido")


  E do primeiro album Åsmund Frægdegjevar  a faixa "I lytinne två"


Já Segundo album da banda "Troll" O Clipe da Magnifica "Trolltind"


Curiosidade:

Lumsk quer dizer Insidioso  mais popularmente conhecido como traiçoeiro.

Quer Mais?

Está desatualizado mas da para ter uma ideia melhor da historia da banda ( Site todo em inglês não se assustem)

My Space da banda.

Por hora é isso, semana que vem não tem, feriado, mas comentem participem. E em breve teremos mais Boas Novas !

Buenas !

Por 

Leandro Alsaro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário